Seg - Sex: 8:00 às 11:00 / 12:30 às 17:00

Blog

O que faz um contador?

//
Publicado por
/
Comentário0
/
Categorias

O contador é o profissional que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Em seu cotidiano, lida com planilhas, demonstrativos de resultados, contas a pagar e a receber, guias de impostos e muitos números.
É uma profissão que exige muita atenção e responsabilidade. Para exercer suas atividades, o contador precisa ter um diploma em Contabilidade reconhecido pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
O contador é um profissional indispensável em qualquer tipo de organização. Ele acompanha as transações da empresa desde sua abertura até o encerramento de suas atividades.
E a função de um contador não se restringe à gestão de empresas. Ele também pode atuar no mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria. Esses profissionais podem trabalhar de forma autônoma ou como funcionários de escritórios de contabilidade, empresas públicas e privadas, organizações não governamentais e até no setor militar.

Porém, abordando apenas Gestão Empresarial, podemos listar alguns aspectos que faz parte do dia a dia deste profissional:

Na abertura de uma empresa, o contador é quem registra a firma junto aos órgãos do governo e consegue o alvará de funcionamento. Somente a partir disso é que a organização pode iniciar suas atividades.

Após a abertura da empresa, normalmente, chega o momento de contratar funcionários. O contador pode elaborar os contratos de trabalho e reunir toda a documentação necessária. Além disso, pode ser responsável por realizar mensalmente o fechamento da folha de pagamento, calculando possíveis faltas e horas-extras.

No caso de empresas menores, o contador funciona como o Departamento de Pessoal, acompanhando todos os momentos da vida do trabalhador: realiza o cálculo das férias, faz alterações na carteira de trabalho quanto a cargos e salários e também elabora documentos de rescisão.

No que diz respeito à parte financeira da empresa, o contador deve estar por dentro de toda a movimentação: contas a pagar, fluxo de caixa, empréstimos, investimentos, etc. Ele é responsável por elaborar as demonstrações financeiras obrigatórias. Algumas delas são mensais, outras anuais.

Além dos registros contábeis obrigatórios, o contador pode elaborar outras demonstrações financeiras de acordo com a necessidade dos gestores da empresa: controlar a saúde econômica da empresa ou apoiar tomada de decisões, por exemplo:

O contador também pode analisar a viabilidade econômica dos projetos da empresa, elaborando relatórios com previsão de rentabilidade.

É de responsabilidade do contador fazer os cálculos e emitir as guias de impostos a serem pagos, como por exemplo: ICMS, IPI, PIS, COFINS, entre outros.
Outra função do Contador é gerar mensalmente o SPED fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital) e encaminhá-lo ao fisco. Para isso, reúne informações de escrituração fiscal, escrituração contábil e notas fiscais eletrônicas, preparando um arquivo digital nos padrões exigidos pela Receita Federal e submetendo esse arquivo ao programa validador.

.

Deixe um comentário