Seg - Sex: 8:00 às 11:00 / 12:30 às 17:00

Blog

Benefícios da Contabilidade Consultiva.

//
Publicado por
/
Comentário0
/

Como empresas de contabilidade, aliadas a empresas de tecnologia podem contribuir para a evolução dos negócios de micros e pequenas empresas. Somando forças, todos ganham.

 

Para começar, o que é CONTABILIDADE CONSULTIVA?

Contabilidade Consultiva é quando as informações contábeis são utilizadas amplamente para gestão e tomada de decisões. Os usuários de serviços contábeis se valem desses dados para analisar e decidir sobre a evolução dos negócios.

Quem são os usuários de serviços de contabilidade?

Todas as pessoas jurídicas são usuárias de serviços contábeis, independente do faturamento e do numero de pessoas envolvidas. Pessoas físicas também podem utilizar à medida que tem atividades que exigem apreciação contábil. Os MEI’s, inclusive, se quiserem se beneficiar de distribuição de lucros superior ao limite estabelecido pela Lei, devem apresentar escrituração contábil hábil.

Existe ainda um modelo de atendimento no mercado contabil focado em apurações fiscais. A diferença de um para o outro é que a contabilidade consultiva visa escrituração e analise da organização como um todo, permitindo que se meça a saúde da empresa constantemente. A contabilidade fiscal tem foco em apuração de impostos e cumprimento de obrigações acessórias. São modelos de negócios diferentes.

Por ser mais abrangente, a contabilidade consultiva permite mais benefícios a todos os usuários, além de ajudar a identificar possibilidades de economias de custos tributários.

Além disso, sendo as empresas de Contabilidade as principais parceiras de micros e pequenas empresas, a partir da contabilidade consultiva os gestores tem uma visão mais ampla a partir dos relatórios contábeis. São informações importantes que muitas vezes eles desconhecem e acabam contratando consultorias financeiras para trazerem informações que já podem ser geradas a partir da correta escrituração contabil.

Importante lembrar que os levantamentos de dados e informações para escrituração contabil é responsabilidade de todos os envolvidos. Ou seja, cada um deve zelar pela parte que cuida para que os resultados sejam transparentes e esclarecedores para todos.

Muito se fala hoje em profissionalização dos serviços administrativos e contábeis. A partir de processos gerenciais bem elaborados dentro das organizações, garante-se a qualidade dos dados na base para que levem a resultados efetivos e confiáveis para todos.

A parceria formada entre usuários de serviços contábeis + empresas de contabilidade, pode ser fortalecida a partir da utilização da automação tecnológica, ou seja, soma-se mais um parceiro para realização de melhores trabalhos. São vários os benefícios identificados nesta parceria, entre eles, a diminuição de tempo de processamento de documentos e informações. Ou seja, se as duas pontas investem em parques tecnológicos e gestão de processos, todos serão beneficiados.

Importante lembrar que todos os profissionais envolvidos na operação das três bases tornam-se mais  capacitados à medida que buscam soluções que contribuem com agilização dos trabalhos de todos. Se fossemos elencar mais benefícios dessa parceria, podemos apontar:

  • Empresas administradas a partir de indicadores de resultados;
  • Apuração de fluxo de caixa primordial para gestão;
  • Apuração de orçamentos anuais e possíveis estouros;
  • Controle de custos;
  • Aproveitamentos de créditos e benefícios fiscais;
  • Controle de despesas fixas e variáveis;
  • Controle de passivos fiscais;
  • Controle de prejuízos fiscais e financeiros com pagamentos em atraso;
Em resumo, um trabalho bem feito entre empresas em geral, empresas de contabilidade e empresas de tecnologia podem contribuir para melhorar a economia do Pais, além de gerar empregos e novos empreendimentos. Ou seja, todos ganham.
Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário